quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Almoço de Páscoa - 13/04/52

(Continuação do post anterior)

Esta carta vai em mãos do Athos, que regressa de avião no dia 17, 6ª. feira (Ele errou, era uma quinta-feira)

Ele leva três blusas e dois pull-overs, estes naturalmente para o Homerinho e Flávio e as blusas para você e Marília. São amostras naturalmente do que comprei e apenas para dizerem o que acham

Ainda não sei se irei de navio, dependendo do que o dr. Hicks decidir e só na volta do Canadá é que saberei a decisão. 


Uh-haaaaaaay!
Como parto amanhã cedo, 2ª. feira, às 6.30, de automóvel para Toronto (Canadá), devendo, provavelmente, passar pelas Cataratas de Niagara, - não irei à despedida ou ao bota-fora do Athos. 

Ele vai contar-lhe muita coisa do que aqui vimos e dará a vocês notícias gerais a meu respeito e dos meus planos de volta.



Recebi as suas cartas de 31 de março e 2 e 4 de abril, e vejo que você, bobamente, continua nervosa, quando poderia controlar-se melhor e aguardar, socegada, a minha volta em breves dias. Não adianta preocupar-se e só você é que se acaba, prejudicando sua saúde desnecessariamente. Além de tudo, eu também fico aborrecido com o seu estado de nervos. Faça um esforço para controlar-se que, no fim, tudo acabará bem, se Deus quizer

Anotei a encomenda da Gilvia (para a Mazé) (Gilvia e Mazé, irmã e sobrinha da Ilza) e para a Idalia, bem como para a Marília (tule nylon). Vamos ver se o dinheiro chega. 

Parece, pelos novos cálculos que fiz, que só dá para a geladeira, ficando, pois, cancelada a maq. de lavar roupa

Acho bom verificar o peso do Homerinho, fazer exames de fezes, etc. para descobri-se a origem da manha dele; quem sabe não é bichas ou irritação das amídalas. Sempre que êle fica manhoso é indício, daí a dias, de qualquer anormalidade. Não insista muito em que êles vão ao Parque, quando estiver chovendo ou quando não quizerem, visto que a Geralda pode olhá-los um pouco em sua ausência.



6ª. feira gravei uma pequena entrevista na rádio local, em companhia de Mr. Peirson, que também foi entrevistado a respeito da vidraria, se gostava do EE.UU., há quanto tempo aqui, se havia sorvete no Brasil, etc. 

Imediatamente após, ouvi a gravação e achei engraçado a minha voz. 



Quando me perguntaram sobre quais as frutas do Brasil, eu respondi “As da zona tropical: laranjas, bananas, abacaxis
(e atrapalhando-me) incluí “pêssegos... e grape-fruits”. Foi uma rata que, logo, procurei corrigir e terminou tudo numa boa gargalhada, visto que na zona tropical não há pêssegos nem grape-fruits.

Para terminar as compras, praticamente só falta mais um pouco de combinações, camisolas e o que der para as meias de nylon (Mais combinações, camisolas e meias???), o que penso comprar em N.Y, onde me pareceram melhor os preços. Já encomendei as malhas ou sweaters, um para cada uma. 

De Albany, trouxe mais dois vestidinhos para você e Marília e meias para as crianças. Engraçado: não achei meias 3/4 para os meninos, disseram-me que aqui não se usa; usam soquete em cores vivas, de que vou levando uns pares para a molecada.


Segundo minhas pesquisas, este era o restaurante do Freitas
Hoje, domingo de Páscoa, o Freitas e senhora convidaram-nos para almoçar na casa deles, que fica ao lado do “bar” e restaurante


Hoje existe essa casa ao lado do restaurante.
Pode ser que seja a mesma casa onde os Freitas moravam.

Tivemos um bom almoço: galinha, presunto cosido e carne de vaca, ervilha, salada, etc. Embora o tempero estivesse um pouco mais temperado do que o comum americano, poderia ter sido bem melhor


Antoinette era a italiana casada com o português John Freitas

Ouvimos, depois, discos na vitrola do português que é um “novo rico” casado com uma italiana, embora se trate de excelente pessoa e que tudo faz para agradar-nos, como tem feito com os outros brasileiros que aqui estiveram.




Embora no Canadá durante uma semana, continue escrevendo para o mesmo endereço em Corning, que eles imediatamente encaminham e leva apenas mais um dia.

Beijinhos na Marília e nos moleques.

Um beijo saudoso do marido que a ama,


2 comentários:

  1. Que resgate maravilhoso Zé. Estou adorando ....bj

    ResponderExcluir
  2. Tio Homero era um homem muito elegante e gentil. Tia Ilza um doce de pessoa que eu ficava admirando. Adorei ler esta Carta Voltei no túnel do tempo para aquela casa com as lindas orquídeas que eu sonhava seriam meu buque de noiva, os gatinhos e as novelas da rádio. Muito obrigada Amei

    ResponderExcluir