quarta-feira, 23 de julho de 2014

Missa de Páscoa - 13/04/52

Corning, 13 de abril de 1952

Querida Ilza:

De volta do interior, onde conheci as cidades de Albany (capital do Est. De N. York), Schnectady, Syracuse, Troy, Binghanton e Elmira, cheguei 6ª. feira à noite, depois de ter estado na casa do americano que me acompanhou na viagem, o velho de 65 anos, Mr. Rutan

senhora Rutan, a característica velha americana, bem enfeitada, bem pintada, de chapéu, recebeu-me muito bem e, depois, a convite do Rutan, fomos jantar num restaurante de Elmira

No fim do jantar, ela perguntou-me se queria conhecer a cosinha do restaurante, que é de propriedade de pessoa dela conhecida

Era realmente muito interessante a cosinha: tudo muito limpo, com muito aparelhamento automático, moderno

O cosinheiro era francês, do Canadá, e trocamos algumas palavras em francês, para admiração da Sra. Rutan, que louvou minha habilidade... Trés bien!



Como deveria ser a tal cozinha do restaurante naquele tempo.
©Frank Hardy
























Cornell University, Campus de Ithaca, NY


O mais interessante é que a filha do dono do restaurante é a chefe ou diretora da cosinha e, surprendido com as explicações técnicas, em linguagem elevada, que me dava sobre a cosinha (como se estivesse mostrando um laboratório ou uma moderna fábrica) perguntei-lhe onde ela adquirira conhecimentos tão completos. 


Ela então me respondeu: “Eu sou formada pela Universidade de Cornell, na cadeira de Administração de Hotéis e Restaurantes”... 



Por aí você pode imaginar a que ponto chega a especialização neste país e ela me disse isso com certo orgulho e importância...



Terminado o jantar, eu pensei que seria interessante comprar um ramo de flores (das que estão aparecendo para a Páscoa e que eles chamam de “Flores de Páscoa”, cultivadas em estufas e vendidas em vasos, muito bem arranjados). Existem jacintos em várias cores, o nosso copo de leite, hortênsias de pétalas largas, enfim flores maravilhosas. A velha ficou muito contente com meu “gesto sul-americano”. 

Trouxeram-me de automóvel até Corning e insistem em que eu passe o “week-end” numa casa de verão que eles têm junto a um dos lagos das redondezas e que, pela fotografia, deve ser realmente linda. Disse-lhe das minha obrigações futuras e desculpei-me.

Lago Seneca, "um dos lagos das redondezas" (Região dos Finger Lakes)

Hoje, domingo de Páscoa, fomos à Igreja de S. Maria, à Missa da Ressurreição, muito bonita.

Notei que, na 6ª. feira santa, as igrejas católicas não fazem a procissão tradicional do Enterro, parecendo que essas cerimônias são todas no interior da igreja.

(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário