quarta-feira, 11 de junho de 2014

De volta a NYC - 22/03/1952


N.Y. Está sem data, mas eu sei que é 22/03/1952

Querida Ilza:


Recebi ôntem a sua carta de 17, depois de estar muito aflito por notícias. \o/ êêêêêêêêê



Extraído do Guia de Itinerários da New York Central System (1952)
À noite embarquei para cá, viajando em trem noturno, mas, apesar de tudo ser muito confortável, não consegui dormir no trem porque alguém na cabine visinha, penso que embriagado qualquer, levantava-se freqüentemente e fazia barulho constante


Vou passar esta semana aqui, estando no mesmo luxuoso Hotel, agora em quarto sozinho, que me foi reservado, e pagando por dia $8.40, sem break-fast, ou Cr$ 250.00 (dólar a 30.00). 




Hoje é sábado e voltei a olhar as vitrinas. Estive na grande loja “Gimbel’s”, rival da “Macy’s” (já descrita em carta anterior). Achei nesta loja os preços melhores e aproveitei comprando 4 vestidos de rayon, que me pareceram muito bonitinhos, sendo 2 p/ você e 2 para a Marília, a 6.00 cada (180.00). 

As duas moças desse balcão tinham o corpo de você e da Marília e parece que acertei nas medidas porque, depois, perguntei a ambas que número usavam para blusas, combinações e camisolas, e elas me deram exatamente os números que você aí me deu: 32 e 34

Comprei mais camisas de nylon (4.90) para mim e Reginaldo, duas cada um, e cerca de uma dúzia de pares de meias de lã e algodão (1.90 e 0.39) muito vistosasNo decorrer da semana que vou passar aqui, irei comprando mais alguma coisa. Vou ver os patins que o Flávio pediu. 





Parabéns a Luth e ao Guilherme pelo nascimento do Luis Guilherme. Como ainda não tinha recebido nenhuma carta, só agora ele soube que era um menino e o nome escolhido. Só imagino o trabalho que você deve ter tido. Cuidado com o resfriado dos meninos. Dê Cafiaspirina à noite. 

E nada de empregada, pelo que vejo? Pergunte à preta visinha se aquela outra não pode vir. Muito cuidado com a sua saúde também porque você abusa e se esforça demais na escola

Deram-me 250.00 para as despesas desta semana em N.Y, mas a gente nem sabe como gastá-lo. Falta apetite para gastar com bons almoços.





O Athos, até ontem, não tivera carta da mulher e então eu dei-lhe uma “festa” mostrando-lhe a minha.





Fábrica da Corning em Parkersburg, WV
Enquanto eu passo em N.Y. ele terá de ir, junto com um intérprete português que descobriram aqui na fábrica, a uma outra fábrica da Corning, na cidade de Parkersburg, West Virginia, onde também está o Ceppo

Voltaremos a Corning no fim da semana, eu no dia 31 e ele no dia 29. Parece que, depois, irei ao Canadá para ver a fábrica Pyrex lá.




Tenho colhido muito boas idéias e material para nossa futura instalação aí. O pessoal da Corning tem sido extremamente amável conosco, e sublinhando a palavra eu quero insistir e acentuar que eles, bem como o povo americano em geral, com quem tenho convivido, são de fato amáveis, prestativos, simples. Estou realmente encantado com tudo e com todos. É um grande país e um grande povo.


86º andar do Empire State Bld. ©George Rodger 1950
Está chovendo fracamente lá fora e N.Y, a cidade babilônica, num sábado, fica mais calma e socegada


Eu, sosinho, sem um amigo, vou por esta carta no correio para você, cheio de saudades de você e das crianças.


Um beijo muito saudoso do maridinho que a ama

Homero


Nenhum comentário:

Postar um comentário