quarta-feira, 30 de abril de 2014

Passeando em NY - 10/03/52


Esta é a 2ª folha da carta escrita dia 10/03/1952 à noite. A 1ª folha se perdeu :( 

 (...) Quanto embaraço nosso para responder, em inglês, à Ave-Maria e o “Pai Nosso”, que o padre rezou no final, naturalmente em inglês. Naturalmente respondemos em português... 

Percorremos, depois, a igreja e os altares. De uma maneira geral, predomina a cor entre o beije e o creme, e as imagens são todas esculpidas em pedra ou mármore, guardando sempre a mesma proporção. Seria alongar muito esta descrição se continuasse dizendo mais a respeito de S. Patrick. Não há tempo para descrever esta parte, que contarei pessoalmente, pois o papel não daria


Veja por dentro a Catedral de St. Patrick


Andamos, então, pelas Avenidas e ruas (para ser sincero, percorremos apenas pequena parte da 7ª Av. e a rua 57 e mais duas ou três transversais).  
(E lá se foram 2 horas!).



As ruas e avenidas são movimentadas, mas com muita ordem, e não nos pareceram barulhentas ou ruidosas. As lojas, de fato, maravilhosas, pelo que exibem, pelo bom gosto da apresentação.

Vitrinas e casas comerciais admiráveis; tem razão a mulher do Ceppo: a mulherada ficaria maluca vendo estas coisas à venda nestas lojas!
Não mudou nada até hoje, vô! 
Entretanto, só lingerie, blusas, meias para homens e senhora, é que nos pareceram realmente muito baratas, pois, calculando o dólar a 32,00, varias vezes desanimávamos! 




Anúncio na Macy's da época, com as meias citadas



Meias nylon custam de 59 cents a 1.20 (estas com desenhos no calcanhar e algumas já com florzinhas bordadas
na altura do tornozelo). 


Camisolas a 3 e 4 dólares, blusas a 4 dólares, anáguas de vários preços, toalha de mesa com guardanapos a 2 dólares, etc. Em compensação há muita coisa cujo preço, ao custo atual do dollar, não se pode comprar.


Almoçamos uma salada mixta e um prato completo, contendo galinha frita, batatas fritas, um bolo parecido com os nossos “sonhos” Provavelmente doughnuts, beterraba e ervilha (tudo no mesmo prato, mas muito bem disposto, agradável à vista e, embora faltando sal, estava saboroso. 

Limpeza impecável em tudo, solicitude, rapidez dos garçons, são as características destes restaurantes. Pagamos $1.64 cada um (48,00), inclusive a torta de maçã (uma fatia enorme!) e uma xícara igual à do Homerinho de café fraco*, com um gosto algo diferente, mas não totalmente ruim.


* "Igual à do Homerinho" significa cheia até a boca porque ele,
Homerinho, exigia tudo cheio até a boca para ter certeza que 
ninguém tinha bebido. Se não estivesse cheia até a 
boca perguntava: "Quem bebeu? Não bebo o resto!".

Bem, a descrição é longa, deixo de contar nossa visita a loja Macy’s (aquela da fita do Papai Noel, lembra-se?) onde comprei 3 p. de meias nylon para homem a 39 cents (Cr$ 11,00) e 2 gravatas (daquelas, sim, para não parecermos estrangeiros) a 66 centavos (Cr$ 20,00.)



(Aquela "fita do Papai Noel")

Estamos no quarto do Hotel, cançados de tanto andar nesta Babel e amanhã, 9,30, partiremos para Corning para nosso primeiro contato com os americanos da Corning. Pena não ter uma máquina de escrever, senão escreveria páginas e páginas.

E o bebê da Luth? Votos de perfeito “délivrance”.

Não se preocupe que tudo vai muito bem, graças a Deus, até aqui. Escreva para Corning.

Beijos às crianças e um saudoso abraço e beijos do
Homero







Um comentário:

  1. Ta demais esse post, Zé! realmente uma pena que a primeira folha da carta tenha se perdido =

    Muito legal colocar os links dos lugares!

    ;)

    ResponderExcluir