quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Muitos compromissos - 26/04/52

Corning, 26 de abril de 1952



Minha querida Ilza:

Embora sem cartas de você, escrevo mais esta (que não terá resposta escrita) para dar mais algumas notícias do que tenho feito nesta penúltima semana de Corning:

O pessoal tem sido muito camarada. Tenho recebido, agora que se aproxima a partida, vários convites para almoçar ou jantar. Assim é que, na 3ª. feira, fui jantar na casa de Jack Connelly (conhecido do Ceppo), e que deve partir para o Brasil, para a S. M., em Junho afim de ajudar o Athos na montagem e funcionamento da nova máquina de tubos.
Forno 14 - responsável pela fabricação de refratários (1953)

Tenho dado lições de português a ele. É muito boa pessoa. É casado com três filhos, tendo perdido a mais velha há dois meses, em conseqüência de uma queda e antiga fratura sofrida na cabeça. Ele mora há uns 4 kms. fora de Corning, nessas casas tipo de campo. Parecem viver modestamente (em relação ao nível americano).


Foi um jantar simples, mas mais saboroso do que estes que comemos nos restaurantes e bares

Sopa de vegetais, carne cozida (carne é um prato raro aqui) ou ensopada, com batatas cozidas ao forno; ervilhas e cenouras de lata; 

Sobremesa: sorvete que tomamos (eles tomam e eu também...) misturado com o café com leite... Um precursor do Affogato! (Receita)


Conversamos até as 10 horas e parece que a senhora e a molecada (um menino de 5, uma menina de 2 e um bebê de 6 meses) gostaram de mim.

Ah! Depois do jantar, fomos para a cozinha (sistema americano) ajudar na arrumação. A mulher ficou olhando; o marido lavou os pratos (numa pia funda, torneira com água quente, fervendo, abundante) e eu enxuguei... 

Como , foi bom o curso prévio que eu fiz com você aí em nossa cozinha.

Era uma casa de campo, simples, mas a cozinha melhor do que a nossa aí. Geladeira, maq. de lavar roupa, pia com duas divisões, orifícios de saída da água bem grandes, sem perigo de entupimento, água fervendo abundante, tudo fácil; em 15 minutos estava tudo pronto.


4ª. feira, almocei em restaurante, convidado por outro amigo daqui; economia dos dólares do almoço... 

5ª. feira, o Krockmalski, afinal, convidou-me para ir jantar na casa dele. Foi excelente a comida, com sabor tipicamente brasileiro; a senhora, que ainda não conhecia, falou com simpatia do Brasil, com saudades das suas frutas, comidas, etc., mostrou-me fotografias do “Bol”, cuja morte sentiram muito; a menina, que está com 10 anos, gorda e inteligente, lembrava-se do cachorro e coisas do Brasil

Esta gente, os americanos, são amabilíssimos quando recebem. A sra. Krock. recebeu-me dizendo, “como vai Homero”. Houve cocktails, vimos fotos do Brasil, ela gostou muito da bolsa (diz que daquela qualidade aqui não existe), falou do quadro (lembra-se?) visita do Rio, que está exposto na sala de jantar. 

Casa pequena, mas muito boa, alegre, que ele alugou. Saí às 11.30hs., pois não me deixaram sair antes. Ontem ele (o Krockm.) voltou para convidar-me para o Breakfast (café da manhã!) de domingo, amanhã, pois, a sra. vai oferecer-me Pankekas, só porque eu falei que gostava de panquecas... 

2ª. feira já estou convidado para jantar na casa de outro americano, um rapaz aqui do escritório da Corning, tendo eu recusado (por excesso de compromissos) um outro jantar para a mesma noite com outro cidadão.

4ª. feira, então, haverá um almoço da Corning (chefes com quem eu convivi aqui) como despedida da minha permanência em Corning. Como vê, estou sendo assediado!

Começarei hoje a arrumar os baús e estou pensando nas dificuldades que vou ter. Comprei, por intermédio de um amigo de N.Y., a geladeira (230.00) e a Maq. de Lavar roupa (280.00) prontas para embarcar comigo no dia 3, se Deus quizer.

Restam-me poucos dólares que vou tenteando até N.Y. Comprei o seu tailleur e o de Marília, por 12.00 cada, mas não é de lã ou casemira, mas de uma mistura de rayon e nylon: bonito. Não se acha mais nada de e os sweaters que comprei (não gostei) são de mistura de nylon e rayon.





Escrevi hoje ao Sr. Moreira, fazendo o relatório destas últimas semanas, e anunciando a bomba atômica da minha volta por navio... 



Procure saber, indiretamente, com o Athos ou Paulo, qual foi a reação

Bem, vou por esta no correio

Beijinhos nas crianças e um saudoso abraço do marido que a ama,

Homero

Nenhum comentário:

Postar um comentário