quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cotidiano - 20/03/52


Corning, 20 de março de 1952.

Minha querida Ilza: 

Esperei mais dois dias e nada de cartas de você. Estou algo inquieto, porque imagino que já era tempo de você ter-me escrito a primeira carta. Arranjei esta máquina, mas não tem os sinais usados no alfabeto português. Mas penso que você não terá dificuldades em lê-la, se for pondo por sua conta os necessários acentos.

Tenho gosado de boa saúde. Todos aqui esperam ansiosos a primavera, cansados que estão do longo inverno. Alguns queixam-se de que o inverno é longo demais e dizem que passam 8 meses do ano dentro de casa ou usando grossos capotes quando vão à rua. As mulheres usam calças compridas, de lã, sapatos tipo galocha, enfim, agazalhadas até os olhos.

Dizem que a primavera chegará amanhã, dia 21, a partir de meia noite, mas ainda ontem de manhã, quando olhei para a rua, ao levantar-me, caia neve como nunca havíamos visto antes. Fomos para o escritório com a neve caindo sobre nosso chapéo e capa. Ao chegarmos lá (são umas quatro quadras de distância), estávamos com uma carga de neve sobre a aba do chapéo e os ombros do sobretudo ou capa também tinham flocos de neve. Depois, saiu um sol bonito e a neve começou a derreter, caindo dos telhados água que parecia estar chovendo.

Esse regimem alimentar que estamos levando, sem feijão, sem arroz, pouca e rara carne, está me fazendo emagrecer, mas me sinto muito bem, graças a Deus. Pesei-me ontem e parece que estou com 1 kilo a menos, mas não tem maior importância.

Esta semana estou passando, pela manhã, na Cosinha Modelo de Provas, dirigida por Mrs. Lucy M. Maltby, doutora formada em ciências econômicas e não sei mais o que Relembre.

Lucy M. Maltby

É uma velhota muito amável
(aliás como são todos aqui).


A "velhota", segundo o seu obituário, não tinha ainda completado 52 anos!




Esse departamento não é uma cosinha no sentido da palavra. Mas faz pesquizas sobre receitas, formas econômicas de cozinhar, uso melhor do Pyrex e ao mesmo tempo treina os vendedores (neste caso, eu) e um certo número de moças formadas em Economia do Lar (deve corresponder às nossas Escolas de Economia Doméstica) para percorrerem as lojas, escolas, estações de rádio e televisão, ensinando, difundindo o uso do PYREX, sugerindo os pratos adequados, dando receitas, etc. 

Hoje, estive aprendendo a fazer café nos Percolatores que eles usam aqui e fazendo observações entre o uso dos diversos tipos em relação ao Percolator Pyrex.

Percolator é um lindo bule de vidro resistente ao fogo, com um funil ou bomba interna, com um coador de metal embutido internamente. O café fica pronto em 10 a 15 minutos e tirando-se, depois, a bombinha interna, pode ser servido no próprio bule. 

Vou comprar e levar uns dois para nós, pois, são muito bonitos e práticos. O pó de café é muito grosso aqui. O café sai muito fraco, mas, eu tenho tolerado bem.

Bebem café estes americanos de uma maneira inacreditável!


Veja como se usa um Pyrex Percolator



Gaffer, agosto 1945
Ainda sobre a cosinha: lá esteve hoje um fotógrafo da Corning e tirou fotografias nossas. Vou aparecer na “Gaffer”, a revista da Corning, ao lado de duas moças. Numa foto, estou tirando a temperatura da água para fazer café, enquanto uma das girls está me mostrando o relógio para medição do tempo. Em outra, o forno está aberto e eu estou pondo um prato com “apple-pie” dentro do forno. O mais engraçado é que tive que por um avental branco e um gorro branco na cabeça; assim estou como um perfeito cosinheiro!

Coisas americanas, a que a gente tem de aceder para não passar por caipira...


Não resta dúvida que eu, como sempre e para desespero de você, fiz umas micagens... 


À tarde, passo ouvindo longas e tremendas explicações que os chefões de venda, propaganda, etc., vem me trazer, inundando-me com uma massa de papelório, relatórios, inquéritos, estatísticas, que até fico tonto de tanta coisa.

É claro que aproveitaremos aí uma parte disso tudo, mas sempre é interessante conhecer o que eles fazem para depois adatarmos ao nosso sistema e costumes.



O Athos tem mais sorte do que eu: já recebeu cartas daí, dos irmãos, amigos – mas, por outro lado, nada da mulher, como eu!...


2 comentários:

  1. Muito interessante esse percolator. Posso imaginar a vó Ilza às voltas com tantos apetrechos para um simples cafezinho!!!! E coitado do vô Homero, nada de respostas da vó Ilza. Tudo isso era bem a cara dela. Adorei essa carta.

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse percolator, fico só imaginando a vó Ilza às voltas com esses apetrechos todos para fazer um simples cafezinho!!! Ela deve ter usado bem pouco rsrsrs. E o vô Homero, esperando as respostas dela... e a pobre da "velhota" heim? Hoje em dia, ela seria uma jovem senhora. Adorei essa carta e vamos ver se consigo publica esse comentário.

    ResponderExcluir